Não tem ventilador!

     Minha colega de trabalho estava com a mãe no hospital em razão de enfermidade. Conversávamos quando ela me disse que estava preocupada não só com a doença da mãe, mas pelo fato do hospital em que estava a mãe dela, em Porto Alegre, não ter um simples ventilador! Aí, fiquei indignado e pensando:

     A Presidente Dilma está faceira nas reuniões com muito luxo pelo mundo para tratar da Copa do Mundo 2014 no Brasil e as Olimpíadas em 2016, no Rio de Janeiro. Os custos para as Olimpíadas no Brasil somam, hoje, sete bilhões de reais. Tudo está uma maravilha no esporte!

Mas não tem ventilador!

     Enquanto o governo dá dinheiro público para festas de parada gay, isenta as igrejas e templos de impostos, estamos vendo o nosso dinheiro investido no exterior para beneficiar riquezas roubadas de cada um de nós...

     Mas não tem ventilador!

     O governo vai gastar mais de 22 bilhões de reais de recursos públicos na Copa do Mundo.

     Mas não tem ventilador!

     Como assim, não tem ventilador?

     Nos dias de verão, com temperaturas acima de 40 graus e sensação térmica de 50 graus, nossos hospitais na maioria estão sem ventilador!

    Doentes angustiados pela vida e acomodados em corredores são jogados em qualquer canto... A dor se junta à fraqueza de corpos sem, se quer, um ar, para se refrescar...

    Para esclarecer aos gestores do poder público, procurei a definição mais exata possível do que é um ventilador para, quem sabe, a Dilma coloque esses aparelhos como prioridade no próximo orçamento, entre milhares de ações que a saúde precisa como medicamentos, leitos, etc...

    “Um ventilador ou ventoinha é um dispositivo mecânico utilizado para converter energia mecânica de rotação, aplicada em seus eixos, em aumento de pressão do ar. Foi inventado nos EUA (Estados Unidos da América) em 1882, pelo americano Schuyler S. Wheeler.

     Existem basicamente dois tipos de ventiladores, cuja escolha depende basicamente da aplicação: os axiais e os centrífugos.

     Nem falei em ar condicionado, hein?

     Escrevo este artigo em homenagem a todos aqueles que têm parentes e amigos em hospitais.

     Enquanto isso nós temos que aguentar a Dilma no Twitter dizendo que o Brasil terá a Copa das Copas!

     Ninguém merece!