Algumas cidades suportam o movimento de verão:

Cidreira não está entre elas

 

     Existem algumas cidades que não estão preparadas para o número de visitantes que as visitam no verão: Cidreira é uma delas. A cidade litorânea do litoral norte do Rio Grande do Sul, distante da capital Porto Alegre em média 120 km é muito boa de morar o ano todo, mas quando se aproxima do verão, a coisa complica. Dos 12 mil moradores, ela recebe em torno de 150 mil.

Hotel? Apenas um. Existem pousadas. Bancos? Um, o Banco do Estado. Alguns caixas eletrônicos do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco e é só. Não espere agências bancárias. Terá que ir a outro município. Pagamento de contas? Existem duas lotéricas e mais uma loja ou outra que aceita. Mas cuidado, se faltar luz, a empresa telefônica Oi que gera os serviços bancários para, e aí tudo para.

Tudo.

    Usa a empresa de telefone Tim? Se tiver luz, ok. Caso contrário, ela fica fora do ar como a Oi.

Filas para tudo.

Supermercado? Apenas um. Reze para que ele tenha cestinhos de compras e carrinhos. Muitas vezes tive de levar as compras num balde que o próprio supermercado vende... O gerente do supermercado espera da “Central” alguma resposta às deficiências... Aí, já viu...

   Peças para carros? Depende. Mas se prepare, terá de ir até outras cidades, pois muitas peças você não encontrará.

   Farmácias? Têm várias. No centro. Isso tem mesmo.

   Praças? Tem várias, mas a maioria está mal cuidada.

   Empresa de transporte municipal: Tem uma e ela decide que itinerário vai fazer. Ela faz o que quer. E ai que algum vereador se meta!

   A Palmares é a principal empresa de ônibus do Estado que trás o visitante para a nossa Cidreira. Ela decide os horários também. Faz você ficar mais de 3 horas num ônibus “pinga-pinga” e alega que coloca poucos semidiretos porque a procura é pouca... ”Tá” bom, tenho orelha de burro...

    A Prefeitura tem falta de estrutura para fazer serviços básicos como limpeza na beira da praia ou fazer com que os responsáveis mantenham cestos de lixo na faixa de banho para evitar a sujeira de todo o ano. Tudo bem, o povo é mal educado e ignorante, mas se a Prefeitura multasse esses indivíduos. “Tá”, desculpe, sonho alto.

Só falar mal também não dá. Gosto da iluminação. No geral, está boa.

    Eu tinha a vontade de assumir por uma semana só o caixa da Prefeitura para ver o que realmente é prioritário... mas isso não vai acontecer.

    Ei, Cidreira é bem legal, mas não tem estrutura para todos.

    Bah, ficar horas para pagar uma conta... é dose para outros, não para mim; e quem escapa?

    Bom veraneio.