Cidreira

 

      Cidreira é uma cidade localizada no litoral Norte do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, e considerada um das praias mais antigas do estado para veraneio. É juntamente, com Balneário Pinhal, a praia mais próxima da capital, Porto Alegre. Hoje, apesar de demonstrar pouca representatividade de destaque junto ao turismo estadual e nacional, já foi uma das praias mais populares e frequentadas do Rio Grande do sul, que gozava de grande prestígio turístico.

     Teve importância naval pois possui um farol, que já é centenário; possui grande destaque na pesca, justamente pelo seu extenso mar, sua plataforma de pesca, suas três lagoas e seus inúmeros banhados; tem apresentado esforços para se destacar em turismo,música, e cinema. É no seu território que está o polêmico estádio municipal que foi construído com capacidade para 17.000 pessoas, quando a cidade possuía pouco mais de 8.000 habitantes.

     Localizada aparentemente na divisão entre a pequena península do Rio Grande do Sul e os demais municípios do Litoral Norte gaúcho, Cidreira é composta por cinco bairros sendo oficializados pelo Plano Diretor: Salinas, Nazaré, Centro, Ildo Meneghetti e Costa do Sol, sendo que existem também os bairros e regiões não oficiais, tais como o Parque dos Pinus, o Bairro da Antena, a Fortaleza e as Cabras.

     Com uma população que, de acordo com o IBGE, atinge 12.668 habitantes, distribuídos em uma área pouco maior que o município de Canoas, Cidreira é uma das cidades medianamente povoadas de todo o Litoral Gaúcho.